"O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui" (1 Samuel 3:4)

SEMI - Da Igreja Evangélica Assembleia de DEUS na Cidade Nova Ananindeua PA. Da criação aos dias atuais.

HISTORICO: O surgimento da SEMI deu-se por ocasião da criação do Campo da Cidade Nova como resultado do desmembramento da Igreja Evangélica Assembleia de DEUS no Coqueiro por ocasião da Jubilação de nosso saudoso Pr. Arthur Nunes Piedade no final do ano de 1997.
O Pr. Roberto Albuquerque Lima foi indicado pelo Pr. Arthur para assumir o recém formado campo, o mesmo em uma conversa com o então presbítero José Monteiro de Oliveira lhe fez uma indagação caso o mesmo fosse trabalhar com ele na Cidade Nova lhe seria entregue a responsabilidade da formação da Secretaria de Missões, e a referida indagação seguida da informação, era a resposta esperada pelo Presb. Monteiro como resposta de DEUS para sua decisão em trabalhar com um dos dois pastores que iriam assumir os dois campos, Coqueiro Pr. Paulo. Cidade nova Pr. Roberto. O convite foi aceito de pronto e apartir daquela conversa entre o Futuro Presidente da Igreja da C. Nova e o Presb. Monteiro, DEUS passou a dirigir os trabalhos da SEMI.
No inicio do trabalho a Secretária era responsável por Missões, Evangelismo e Integração. A equipe foi assim formada Presb. José Monteiro de Oliveira ( Coordenador da equipe ) Dc. Sadraque das Chagas Sozinho,( responsável pelo evangelismo) Dc. Lusimar Silva Nascimento.( responsável pela integração) Dc. Estanislau Henri e o dc. Davi Tavares Silva.
Como resultado do desmembramento da Igreja do Coqueiro recebemos três missionários oriundos da mesma que foram: Os Prs. Gilberto Oliveira e Xavier Cordovil (Paraíba ) e o Ev. Juarez Martins Mesquita (Piauí ) O Pastor Roberto, tendo um irmão no campo missionário há décadas que é o Pr. Alberto e que vive na Bolívia sabedor das dificuldades que o mesmo passava no Campo Missionário teve o cuidado de capitanear os trabalhos de Missões. Vigílias foram formadas em busca da direção de DEUS para os trabalhos.
A primeira tarefa expressiva do Secretário de Missões foi cadastrar a referida secretária aos dois Órgãos diretivos Nacionais de Missões da CGADB que são a SENAMI e a EMAD. Com o cadastro da EMAD foi implantado na Cidade Nova o Núcleo 130 da referida Escola Nacional de Missões EMAD e a primeira turma foi formada, ocasião em que vários membros do ministério da Igreja passaram a estudar missões.
A Igreja tinha oito meses de formada quando recebeu a visita dos obreiros filiados a COMIEADEPA- Pr. José Ribamar PR. Presidente da Ass. De DEUS em Primavera, Pr. Cirilo Presidente da Ass. De DEUS em Canaã do Cumarú e outros, no intuito de convidarem o Pastor Roberto e parte de sua equipe de trabalho para conhecerem uma Localidade na área de Canaã do Cumarú que precisava de um apoio e a localidade era Jabaroca, ocasião em que ficou acertada a data da referida visita e dias depois a mesma foi efetivada, inclusive na referida visita podemos contar com a presença de nosso saudoso Presidente Emérito Pr. Arthur N. Piedade. Na ocasião encontramos uma casa que á muitos anos atrás fora uma casa de oração era uma construção bem antiga de alvenaria toda de pedrada com um telhado todo comprometido, sem portas e sem janelas e que a noite servia de dormitório de animais dos moradores da localidade, ao entrarmos no referido local não foi possível fazermos uma oração o que era a intenção do grupo pois o local era infestado de pulgas que nos obrigaram a sairmos as pressas do interior da mesma, e a oração foi feita em frente ao templo após a oração o secretário de missões Presb. Monteiro ao olhar para a fachada da casa percebeu que no passado havia sido pintada a escrita ¨Casa de Oração da Asseb. De DEUS já quase apagada. Neste momento DEUS colocou no coração do mesmo um desejo muito grande de fazer no local aquilo que hoje é a nossa Base de Treinamento Prático de Missões da Igreja E. A. de DEUS na C.NOVA, Portanto na ocasião um sonho hoje uma realidade incontestável e que já tivemos a honra de Treinar vários missionários que foram enviados para varias localidades do Brasil e do exterior. A referida base já foi visitada por nossas maiores autoridades em Missões no Brasil. Pr. Elizeu Martins Diretor da EMAD Escola Nacional de Missões das Asse. de DEUS (CGADB) e Pr. Anísio Nascimento da SENAMI Secretaria Executiva Nacional de Missões das Asse. De DEUS (CGADB).
Hoje a base conta com uma boa infra-instrutura com uma casa toda em alvenaria mobilhada com dois quartos sendo um uma suíte, sala cozinha e área externa coberta dando condições digna ao missionário e família em treinamento, a base conta ainda com uma motocicleta Bros 150cc, e uma bicicleta cargueira para atender os arredores da base que já conta com algumas frentes de trabalho, reflexo do trabalho sério de nossos missionário em treinamento que por ali passaram e do que atualmente está em treinamento.
O missionário pioneiro a ser treinado em nossa base foi o hoje Pr. Raimundo Nonato que pastoreia a Ass. De DEUS no Km 64 da PA. Maranhão – Localidade de Piritoró. O treinando da base passa aproximadamente um ano ali depois de ter sido aprovado como Dirigente na I. E. A. de DEUS na Cidade Nova e no curso de Missões da EMAD sendo posteriormente enviado para o campo por direção de DEUS e do Anjo da Igreja nosso Presidente.
Com o decorrer do tempo Pr. Roberto vendo que a secretária crescera e o trabalho precisava ser redistribuído, decidiu por desmembrá-la surgindo assim as Secretária de Evangelização e a de Integração. Nossos primeiros Missionários enviados foram: Para o Ceará no município de Cascavel localidade de Sítio Correia o Missionário Jomar de Jesus e Família que ficou sobe os cuidados pastorais do Pr. José de Oliveira Presidente da Ass. De DEUS em Cascavel Ceará e para a Bolívia o Missionário Fabio Lima para a localidade de El Peru no Estado do BENI em Bolívia depois de um período de adaptação na cidade de Santa Ana de Inhacume sob os cuidados pastorais o Pr. Alberto Albuquerque Lima Presidente da Igreja daquela cidade.
No inicio do ano de 2001 a irmã Maria Cidolea Balieiro Santana da Cong. Manancial procurou a SEMI sugerindo a criação do carnê Missionário o que foi levado ao conhecimento do Pr. Roberto porem o mesmo com experiência não agradáveis no passado (Jubileu de Ouro da Igreja do Coqueiro) não autorizou a criação do mesmo, meses depois a mesma voltou a cobrar tal tarefa da secretária afirmando ter sido tocada por DEUS para fazer tal sugestão, o secretário então solicitou outra vez ao presidente desta vez assumindo as despesas de confecção dos primeiros 1000 carnês sem prejuízo algum para a Igreja o que foi autorizado pelo Presidente, o mesmo ao longo destes anos tem sido instrumento de bênçãos de DEUS para muitos Irmãos do Campo e até de pessoas que não professam nossa Fé mais se tornaram contribuintes fies na manutenção da obra missionária desenvolvida por nossa SEMI.
Todo segundo domingo de cada mês em todo o campo a noite é Culto Missionário, ocasião em que é recolhida a segunda oferta sob o titulo de oferta Missionária. Anualmente somos agraciados por DEUS com ofertas significativas vindo dos diversos departamentos da igreja especialmente da EBF (criança) EBEM (adolescentes) e outras.
Outra grande benção para o trabalho missionário por nós desenvolvido é a Maratona Missionária que é realizada no final de cada ano, sendo conduzida para o Templo Central, os Irmãos de todo o campo com ofertas significativas a qual são enviadas para nossos missionários como forma de ajudá-los com um reforço financeiro de final de ano.
Desde 2009 estamos mantendo missionários em treinamento intensivo (regime de internato) na Base Missionária da EMAD na Cidade de Campo Limpo Paulista - SP. Tais missionários estão sendo direcionados para atender um objetivo especifico que é no menor espaço de tempo possível cobrir toda a America do Sul colocando pelo menos um missionário em cada País.
A SEMI hoje tem 14 Famílias enviadas e assistidas no Campo Missionário e mais 25 missionários adotados já que trabalhamos com envio e adoção.

Referência, Título, autenticidade, datas ou informações adicionais

Autor do Texto